Postagem retirada do Mundo Mazaki

Hoje estou apresentando um review sobre o livro que li recentemente pela web (recentemente mesmo, quer dizer essa madrugada!): The Disappearance of Suzumiya Haruhi, ou O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi, quarto livro da série de ficção-científica escrita por Tanigawa Nagaru.

Suzumiya Haruhi é amplamente conhecida no mundo pelo público apreciador de animes japoneses, uma das séries que mais causa comoção por esse público. O que passa despercebido aos olhos dos otakus menos atentos é que o anime Suzumiya Haruhi no Yuutsu é baseado na série de light novels que contam a saga do jovem normal Kyon tendo que lidar com todos os tipos de situações fantasiosas que acontecem por causa da garota chamada Haruhi Suzumiya.

Para quem não está familiarizado com o termo "light novel" é fácil explicar: Light Novels são livros que contém algumas ilustrações e normalmente não chegam a 300 páginas. Nos últimos anos diversas dessas séries de light novels vem ganhando adaptações em anime e mangá no Japão, mas a mídia literária em si tem um grande valor.

Falando agora de "The Disappearance of Suzumiya Haruhi" *título traduzido para o inglês*. Podemos começar dizendo que a série Suzumiya Haruhi como um todo pode e deve ser encarada como uma série literária, pois nada perde ou é menos relevante do que as obras tradicionais. É uma exelente série de ficcção-cietífica com direito a E.Ts, viagens no tempo e até Deuses pós-modernos muito diferentes dos padrões de divindades da literatura.

Desde o primeiro volume da série Tanigawa Nagaru foi capaz de seduzir qualquer que tenha fraco pela ficção-científica, a narração em primeira pessoa não deixa escapar nenhum detalhe dos acontecimentos e os constantes comentários e reflexões (muitas vezes altamente sarcásticas) do narrador (Kyon) complementa a trama de modo primoroso. Cada personagem está perfeito em seu papel e a história não deixa 'pontas soltas' em nenhum momento, todos os detalhes compõe o todo da obra.

Nessa quarto volume Tanigawa foi além: nos fez sentir a angústia de Kyon quando deparado diante de uma situação onde, dessa vez, ele não terá a saída facilitada por algum de seus companheiros com atributos especiais. Diferente de todos os acontecimentos anteriores, não se trata de mais um problema causado pelos poderes de Suzumiya Haruhi. A trama faz uma quebra nesse sentido tão forte que o livro poderia bem ter outro personagem como título, mas isso não é algo a se questionar. Uma epopéia pelo tempo, pela realidade e pelo desejo de simplesmente poder ser uma pessoa normal, levam Kyon a um momento crucial, onde ele deve decidir se prefere um mundo comum, normal e pacífico, ou a realidade cheia de espaços restritos e batalhas impesáveis que Suzumiya Haruhi faz existir.

Comparando com as novels atenriores de Suzumiya Haruhi, está parece na minha visão muito mais grandiosa no enredo, com suspense, viradas, momentos de choque e um final digno de uma trama que pode vir a ser considera clássica.

Existe ainda muito preconceito com relação a considerar light novels como livros como os demais. Provavelmente um problema que os livros de ficção considerados "infanto-juvenis" nesse lado do globo também enfrentam. Mas, ao se tirar a venda dos olhos pode-se apreciar uma grande obra que nos afasta um pouco os sentimentos de uma realidade cinzenta e sem graça e quase nos faz desejar novamente, como a muitos anos atrás, que serem e situações surreais realmente existam.

Talvés no fim das contas, esse seja o maior dos poderes de Suzumiya Haruhi.

Matta ne!